A obra para expansão do estádio Luso-Brasileiro está a pleno vapor. Atualmente o estádio conta com uma capacidade para apenas 5.044 torcedores. A ideia é que, após a expansão, cerca de 16 mil pessoas possam preencher as arquibancadas de maneira confortável.
Todo o material já se encontra no local. Diversos caminhões fizeram mais de cem viagens entre a Ilha do Governador e o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, de onde a estrutura foi transportada. Nas últimas semanas chegaram também os pilares que serão usados na sustentação das novas arquibancadas.
O projeto é ousado: serão arquibancadas montadas na lateral oposta à social e atrás dos gols. Há também uma espécie de “anexo” da social atual, deixando a torcida bem perto dos bancos de reservas, algo que vai trazer uma pressão maior dos torcedores sobre os jogadores e tornar definitivamente o Luso-Brasileiro num caldeirão.
Em entrevista recente ao programa Boteco do Edilson, o presidente da Portuguesa, Marcelo Barros, afirmou que a obra se encontra em fase de estacamento do terreno e que deve ficar pronta para o Cariocão 2024, ano do Centenário do clube.
Marcelo também lembrou que o número exato de lugares no novo estádio é incerto por ser uma adaptação de uma arquibancada de uma arena que abrigou os jogos de handebol das Olimpíadas de 2016 para o futebol. No entanto, o presidente garantiu que o Luso-Brasileiro será o terceiro maior estádio da região metropolitana do Rio de Janeiro e isso, com certeza, trará novos jogos de outros times para o bairro da Ilha do Governador.