O seu canal de notícias sobre a Portuguesa-RJ, a nossa Lusa Carioca!

Romarinho levantando a taça da Copa Rio
Reprodução - Nathan Diniz

Continuando a série títulos históricos da Portuguesa-RJ, voltamos ao ano passado, para relembrar a conquista do título da lusa na Copa Rio 2023. Aliás, o título que coroou uma grande campanha do time insulano. Batendo o Olaria, na final do torneio, logo se sagrando campeã. CONFIRA O PRIMEIRO POST DA SÉRIE.

Portuguesa à época da Copa Rio 2023

A equipe da Ilha, em 2022, havia chegado à final da Copa Rio de 2022, porém foi derrotada pelo Volta Redonda na final por 4 x 2 no agregado. Derrota dentro da casa do torcedor. A moral da Portuguesa-RJ estava abalada, pois perder um título para um rival direto é sempre muito dolorido. Além disso, a equipe do Voltaço sagrava-se penta campeão da Copa Rio. 

Volta Redonda campeão da Copa Rio
Reprodução- GE

Já no Carioca de 2023, a Lusa terminou a competição em 8 lugar, somando 13 pontos em 11 jogos. Todavia, nessa mesma edição, venceu o Botafogo, fora de casa, por 1 a 0. Logo, como terminou em 8, a equipe ganhou o direito de disputar a fase de mata-mata da Taça-Rio, porém, logo de cara, jogou contra o mesmo Botafogo e foi eliminada nas semifinais. 

No Brasileirão Série D, a Portuguesa-RJ até fez uma boa primeira fase, mas foi eliminada pelo Caxias do Sul nas quartas de finais da competição. Com isso, a equipe teve só um campeonato para disputar.

Portanto, a situação pré-Copa-Rio 2023 não era nada animadora para a Lusinha. Amargurando uma série de fracassos, a competição que restava, Copa Rio, era a única saída para salvar o ano da equipe. 

Sistema da Copa-Rio 2023 

O sistema da competição é bem claro. São cinco fases, todas de caráter eliminatório e com jogos de ida e volta. A primeira fase contou com 8 equipes da Série A2, quatro da B1 e da B2. Na próxima fase, entraram os participantes da elite do Campeonato Carioca, sendo sorteado com os vencedores da primeira fase. Ademais, a partir das oitavas não haveria mais sorteio.

Confira a lista de equipes participantes do campeonato: América, Americano, Araruama, Artisul, Audax Rio, Barra da Tijuca, Bangu, Belford Roxo, Barra da Tijuca, Boavista, Duque de Caxias, Friburguense, Gonçalense, Goytacaz, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Olaria, Pérolas Negras, Portuguesa-RJ, Resende, Rio de Janeiro, Sampaio Corrêa, Serrano e Volta Redonda.

Fase eliminatória

Em função da Portuguesa-RJ disputar a elite do campeonato carioca, como dito anteriormente, a equipe foi direto para a fase eliminatória do campeonato. Com isso, de cara, enfrentou a equipe do Sampaio Corrêa.

Nas oitavas da Copa Rio, a Lusa passou com certa facilidade, vencendo a primeira partida por 1×0 e empatando, por 2×2, a segunda. Confirmando seu favoritismo no duelo.

Além disso, nas quartas de finais a disputa foi contra o tradicional Duque de Caxias, equipe que figurava na segunda divisão do Campeonato Nacional há alguns anos, entretanto a Portuguesa não tomou conhecimento do time da Baixada e levou a melhor nos dois jogos, ficando com 5×2 no agregado.

Nas semifinais, a princípio, seria um dos grandes duelos da competição, pois o Serrano fazia uma campanha extremamente digna, com uma forte defesa e um ataque efetivo. No primeiro jogo, vitória da Lusa, em casa. Na partida derradeira, empate. Vale ressaltar que o Serrano, por muito pouco, não levou o jogo para as penalidades.

Reprodução - care24 Hospital Erode

Primeiro jogo da final da Copa Rio

Chegada à finalíssima da Copa Rio. Olaria x Portuguesa-RJ. A equipe do Olaria contava com o Xandinho, atleta que fez um Carioca de respeito pelo Nova Iguaçu, em 2024. De antemão, pairava a tensão sobre ambos os times. Obviamente, é uma final de Copa Rio. A Portuguesa-RJ era Bicampeã do torneio; o Olaria buscava seu primeiro título da competição.

Primeiramente, a partida era de mando do Olaria. No dia 11/10/2023, a Rua Bariri estava lotada com o primeiro jogo da final do torneio. Maior público em tempos do estádio. Todos queriam ver o jogo que decidia a primeira a final da Copa Rio.

Contudo, a partida mostrou-se bastante pegada. Além disso, o calor que fazia era insuportável. Sem tomar conhecimento do território alheio, a Lusa abriu 2×0 no placar, Maurício e João Paulo fizeram os gols. Entretanto, como as coisas sempre são difíceis para a Portuguesa-RJ, o Olaria buscou o empate no último lance de jogo com o Xandinho fazendo os dois gols do Olaria. A final da Copa Rio seria decidida no Luso-brasileiro.

Finalíssima da Copa Rio

Jogadores da Portuguesa x Maringá
divulgação - Portuguesa-RJ

Portuguesa-RJ x Olaria. Grande final da Copa Rio. Primeiramente, antes da decisão, as duas equipes se reuniram e decidiram que a Lusa ficaria com a vaga para a Série D e o Olaria com a disputa da Copa do Brasil do próximo ano. Porém, agora não havia momento para debate. Era a hora da final.

No final da primeira etapa, Mácario fez o primeiro, após passe de Romarinho. Além disso, no começo do segundo tempo, Romarinho fez mais dois gols, colocando números finais à partida. 3×0 fora o show. Assim a Portuguesa sagrava-se tricampeã da Copa Rio. 

Com uma final marcando dois gols e uma assistência, Romarinho cravava seu nome na história do clube insulano. Nascido e criado no morro do dendê e com a mãe que trabalhou no próprio clube, como cozinheira, ao analisar todo o contexto, não havia personagem principal para decidir esse título da Copa Rio. Portanto, Romarinho colocava seu nome na história da Lusa e da competição.

Compartilhe:

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *