Em ano de Centenário lusitano, o clube fez grandes investimentos no elenco: trouxe Hernane Brocador que dispensa apresentações; Marcelo Toscano, o grande artilheiro da Série D de 2023 e Adryan, meia camisa 10 recente da base do Flamengo. Mas há jogadores, não tão badalados, que pouco são vistos em campo mas gostariam de ter sua oportunidade: São os esquecidos de Caio Couto.
Wandinho
Wandinho de 26 anos é ponta/meia que joga tanto pela esquerda quanto pela direita. Após boa passagem no Anápolis, onde disputou 32 partidas em 2023, chegou à Lusa com o propósito de disputar o Campeonato Carioca de 2024. Porém se lesionou logo após sua chegada e teve uma recuperação longa. Entrou em apenas uma partida, contra o Ipatinga, e esteve em campo por longos 3 minutos. Inegavelmente merece mais oportunidades.
Guilherme Silveira
Guilherme Silveira de 24 anos é meia e atua também como atacante. Logo após boa campanha no Carioca A2 de 2023 pelo America-RJ, chegou à Lusa com status de promessa. Porém foram poucas oportunidades, apenas 1 jogo contra o Vasco da Gama na qual quase fez um golaço de falta que culminou na trave vascaína. Com tão poucas chances, acabou sendo emprestado ao Juazeirense onde está o ex-técnico lusitano João Carlos Angelo.
Miguel Vinicius
Miguel tem 22 anos e é atacante. Revelado pelo Fluminense, esteve emprestado à Lusa em 2023 e voltou em 2024 como contratado após o término de seu vínculo com o tricolor. Apesar de um bom começo de temporada, na qual entrou em 10 jogos seguidos, acabou por perder espaço após as chegadas de Dodô e Matheus Alessandro.
Petra
Petra é um jovem atacante/meia de apenas 22 anos de idade. É cria da base, no clube desde 2020 e se profissionalizou em 2022. Apesar de tanto tempo de clube, disputou apenas 10 minutos da vitória contra o Audax pela Série D.
Hugo Iglesias
Hugo Iglesias tem apenas 20 anos de idade e fez base no Botafogo e na Portuguesa. É meia armador, capitão e camisa 10 do atual time sub-20. Foi destaque na Copa Rio-São Paulo deste ano e chegou a ser utilizado na final da Copa Rio do ano passado. Entretando, não teve mais oportunidades no time principal. Como no elenco da Lusa tem apenas Adryan como jogador nativo da posição, Hugo poderia compor o elenco e ser mais utilizado.
Vinicius
Vinícius Garcia é um volante de 27 anos de idade. Fez a base no São Paulo FC e chegou no começo deste ano à Lusa. No entanto, desde o retorno de Caio Couto, jogou pouco e não foi muito aproveitado. É um volante moderno, com bom passe e marcação. Foi dele o excelente lançamento, quase ao fim do jogo da Copa do Brasil contra o Cuiabá, que resultou na finalização bizarra de futvôlei de Patrick.
Mais oportunidades
Em suma, esses jogadores esperam mostrar seu potencial na Lusa. Caio Couto não roda muito o elenco e geralmente faz substituições parecidas. Contudo, em agosto a Portuguesa poderá ter duas competições simultâneas com o início da Copa Rio de 2024. Se ainda estiver disputando a Série D, uma vez que agosto já é a fase de mata-mata, estes jogadores poderão mostrar o talento de cada um.