E foi em uma noite fria de quarta-feira(28/08) que a Lusa soberana teve sua despedida de 2024. Como o jogo de ida foi um empate em 2-2, com essa derrota para o Maricá por 2×1, de virada, a Portuguesa não apenas encerrou seu ciclo de 2024, como também comprometeu o ano de 2025.
Como foi o Jogo
A Lusa começou bem e abriu o placar logo aos 10 minutos do primeiro tempo. Após excelente passe de letra de Romarinho, Hernane Brocador não perdoou e deu uma cavada para um lindo gol. A noite parecia ser lusitana, até o segundo tempo. Na volta aos gramados, em 15 minutos o Maricá não só empatou, como virou o jogo.
Mesmo desfalcado de seu grande artilheiro Pablo Thomaz, o Maricá foi valente e impôs seu jogo. Mas logo depois, aos 19 minutos, teve um jogador expulso. Sendo assim, jogou até o final com -1 jogador e conseguiu segurar o desmotivado time lusitano.
Com uma escalação defensiva, o time todo jogou muito mal. O volante João Paulo errou praticamente tudo e foi hostilizado pela torcida. Os poucos que se safaram foram Romarinho, Hernane Brocador, Diego Guerra e Patrick que entrou no segundo tempo e fez alguns lances importantes.
Calendário 2025
Agora o calendário para o ano que vem está seriamente comprometido. Classificado apenas para o Carioca série A e Copa Rio, a Portuguesa terá que rebolar para montar um time decente, visto o baixo orçamento devido a pequena quantidade de competições. O que ainda pode salvar um pouco a situação lusitana é uma bem possível vaga para a Copa do Brasil. Se 2 times cariocas se classificarem ao menos para a pré-libertadores no ano que vem, Boavista e Portuguesa herdam as vagas. Visto o desempenho de Flamengo e Botafogo, é bem provável que fiquem ao menos em um G7 ou até G8 e G9, dependendo das vagas proporcionadas pelos campeões de Libertadores e Sul-Americana.
Debandada e Despedida
A noite não foi de despedidas apenas da Copa Rio e do calendário 2025. A Lusa já teria dispensado, após o jogo de ida contra o Maricá na semana anterior, alguns membros da comissão técnica de futebol e ao menos 2 jogadores: o lateral direito Ronaldo e o meia Luizinho. Outros jogadores como Anderson Rosa, Victor Feitosa, Romarinho e até mesmo técnico Caio Couto têm contratos mais longos e devem permanecer.
Mas as próximas semanas prometem novas dispensas, visto que sem calendário fica impossível sustentar o time.