O Nova Iguaçu fez história ao garantir sua classificação para a semifinal do Campeonato Carioca. Conhecido como a Laranja Mecânica da Baixada, o time venceu a Portuguesa-RJ por 2 a 1 no último sábado (24), no estádio Luso-Brasileiro, pela 10ª rodada da Taça Guanabara. Gabriel Pinheiro marcou o gol da vitória nos acréscimos da etapa final, selando a vaga histórica. O gol de abertura foi marcado por Maicon, enquanto Lucas Santos descontou para a Lusa.
A classificação do Nova Iguaçu foi alcançada de forma dramática. O Carrossel da Baixada foi superior durante a maior parte do jogo e saiu na frente com o gol de Maicon, aos 15 minutos do primeiro tempo. Apesar do domínio, o time não conseguiu aproveitar as oportunidades e desperdiçou várias chances de ampliar o placar e definir o duelo. Já mais para o final do primeiro tempo, a Lusa já tinha equilibrado a partida, principalmente depois da entrada de Lucas Santos aos 30 minutos substituindo Miguel, contundido.
Na etapa final, o Nova Iguaçu entrou frio e Lucas Santos mostrou grande gabilidade em jogado individual e empatou o placar aos nove minutos. A Portuguesa-RJ aproveitou o baque do time adversário e cresceu, mas não conseguiu virar o jogo. No fim, o Nova Iguaçu foi para o tudo ou nada e pressionou muito até conseguir alcançar a vitória com Gabriel Pinheiro em linda jogada individual.
Com esse resultado, o Nova Iguaçu chegou aos 21 pontos, igualando a pontuação de Flamengo e Fluminense, que se enfrentaram no domingo (25). Isso garantiu ao Nova Iguaçu a classificação antecipada para a semifinal do Campeonato Carioca. Enquanto isso, a Portuguesa-RJ está na sexta posição, com 14 pontos, e ainda está na briga por uma vaga na Taça Rio.
Com essa derrota, a Lusa anunciou, após o jogo, o desligamento do técnico João Carlos Angelo, leia aqui a matéria.