Na tarde deste último domingo (21), no estádio Moça Bonita, o Fluminense conquistou uma vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa, em um jogo marcado por falhas defensivas da equipe insulana. Apesar de ocorrer em um campo neutro, a partida teve o Fluminense como mandante. Os gols tricolores foram marcados no primeiro tempo, por Lelê e Isaac, enquanto Ronaldo descontou na segunda etapa. A Portuguesa, que havia vencido o Bangu em seu primeiro jogo, manteve os três pontos conquistados na rodada anterior. Por sua vez, o Fluminense, que empatou com o Volta Redonda anteriormente, agora soma quatro pontos.
Logo no início, o Fluminense aproveitou um erro da Portuguesa para abrir o placar. João Paulo fez um recuo inadequado, permitindo a Lelê aproveitar e marcar o primeiro gol. Mesmo jogando no campo adversário, a Portuguesa enfrentou dificuldades, e o atacante Patrick teve que deixar o campo devido a uma lesão. Após o intervalo técnico, outro erro da Portuguesa resultou no segundo gol. Um chutão de Vitor Eudes quicou no gramado, enganando Rodolfo, e Isaac aproveitou a oportunidade para ampliar a vantagem tricolor.
Contudo, o que parecia indicar uma possível goleada não se concretizou. A Portuguesa, que já havia melhorado no final do primeiro tempo com as entradas de Breno e Ronaldo (este último substituindo Joazi), permaneceu presente no campo de ataque e se mostrou mais perigosa. Com o Fluminense recuado, a Portuguesa buscou o ataque, com finalizações perigosas de Breno e Anderson Rosa. Foi então que Ronaldo fez uma bela jogada pela direita, penetrou na área e disparou um chute surpreendente, vencendo Vitor Eudes e diminuindo a diferença no placar.
Assim, os rubro-verdes investiram fortemente no ataque em busca do empate e quase conseguiram. Ronaldo, após uma jogada promissora de Elicley pela direita, venceu Cristiano e chutou cruzado, passando muito próximo ao gol. Em um dos últimos lances, Anderson Rosa cobrou um escanteio, houve um desvio na primeira trave, e Ronaldo cabeceou raspando a trave tricolor.