A Lusa foi até Cuiabá pelo jogo de ida da 2º fase da Série D e enfrentou e trouxe um empate contra o Mixto. Embora o forte calor mato-grossense, a Portuguesa-RJ foi firme e mostrou seu futebol.
Escalações
O técnico Caio Couto foi conservador como sempre e, como já tinha sido antecipado pela NetLusaRJ, o time entrou em campo com 3 volantes (Victor Feitosa, Wellington Cézar e João Paulo) e apenas 2 meias (Romarinho e Luizinho). Similarmente o Mixto entrou com seu time principal e com os 2 reforços recém-contratados (Marcelinho e Chula), que chegaram nesta semana, no banco de reservas.
1º Tempo
A Portuguesa claramente dominou a partida e teve ao menos 2 chances claras de gol com João Paulo e Marcelo Toscano. O goleiro do Mixto, o eterno Fernando Henrique ex-Fluminense, fechou o gol e foi o nome do jogo. Com certeza a Lusa merecia ter saído para o intervalo com um placar de ao menos 1×0.
2º Tempo
O Mixto mexeu e conseguiu equilibrar o jogo. Ambos os times tiveram chances de abrir o placar, mas o empate em 0x0 persistiu. As mexidas do técnico Caio Couto foram bem conservadoras: Rafael Silva no lugar de Toscano; Miguel por Luizinho; Dodo por Romarinho e Vinicius por João Paulo. Nenhuma mudança tática, apenas troca de jogadores de mesma posição. Wandinho, que vem entrando bem nos jogos e marcou na última partida contra o Ipatinga, não saiu do banco. Caio estava claramente satisfeito com o empate. Quase ao fim do jogo, Bruno fez excelente defesa e Joazi, que fraturou o braço do atacante Mixtense Rochinha, foi expulso e será desfalque no jogo de volta no Luso.
Conclusão e Jogo de Volta
A Lusa mereceu deixar Cuiabá com uma vitória. O time jogou melhor, principalmente no primeiro tempo, criou chances claras mas pecou na finalização. No entanto, um empate fora de casa não pode ser considerado um mau resultado. Sendo assim, a decisão fica para o próximo sábado (03/08) no estádio Luso-Brasileiro.
Agradecimento ao MixtoNet, o portal da torcida Mixtense, por colaborar junto à NetLusaRJ nas notícias sobre esta partida.