E foi definida a chave da Lusa na Copa Rio de 2024. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) realizou o sorteio dos confrontos da Copa Rio nesta terça-feira (14). O torneio, que adotará um formato eliminatório, está previsto para começar em 24 de julho e finalizar em 6 de novembro. A competição reunirá 24 clubes, selecionados com base nas suas posições nas divisões do Campeonato Carioca de 2023, contudo sem os quatro grandes times do Rio: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.
Participarão do torneio oito clubes da Série A: Audax, Bangu, Boavista, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende e Volta Redonda. Da Série A2, estão classificados America, Americano, Artsul, Cabofriense, Maricá, Olaria, Petrópolis e Sampaio Corrêa. A Série B1 será representada por Duque de Caxias, Friburguense, Paduano e Serrano, enquanto a Série B2 terá Belford Roxo, Bonsucesso, São Cristóvão e Zinzane.
Os clubes da Primeira Divisão (Série A) iniciarão suas participações a partir das oitavas de final, enfrentando os vencedores da primeira fase. O campeão da Copa Rio terá a opção de escolher entre disputar a Copa do Brasil ou a Série D do Campeonato Brasileiro em 2025. Por conseguinte, o vice-campeão ficará com a opção restante. Na edição de 2023, a Lusa sagrou-se campeã e escolheu a vaga no brasileiro Série D, na qual disputa atualmente.
Confrontos da Primeira Fase:
- Maricá x Duque de Caxias (vencedor enfrenta Portuguesa)
- Petrópolis x Paduano (vencedor enfrenta Audax)
- America x Friburguense (vencedor enfrenta Volta Redonda)
- Artsul x Serrano (vencedor enfrenta Nova Iguaçu)
- Americano x Zinzane (vencedor enfrenta Bangu)
- Sampaio Corrêa x Bonsucesso (vencedor enfrenta Madureira)
- Olaria x São Cristóvão (vencedor enfrenta Boavista)
- Cabofriense x Belford Roxo (vencedor enfrenta Resende)
Em suma, os jogos prometem ser disputados, com clubes de diversas divisões buscando a glória na competição estadual. A expectativa é de grandes duelos e muita emoção até a final em novembro.