Defesa entrega e Lusa perde para o Vasco. Em jogo neste domingo(26) a noite, no estádio São Januário, a Portuguesa, após nova falha defensiva, sofreu derrota por 4 x 1 para o Gigante da Colina.
Escalação Lusitana
O treinador Douglas Ferreira resolveu mudar nesta partida. Após ter seu lado esquerdo apelidado de “Estrada do Galeão“, devido as sucessivas falhas, o técnico trocou Thomás Kayck por Iran Sidny. Porém, com 2 zagueiros destros, deslocou Ian Carlo da zaga direita para esquerda e deixou Iran Sidny com seu lado direito de origem.
1º Tempo do Jogo
O Vasco foi melhor em todo jogo, sem dúvida. Começou subindo a marcação e logo conseguiu seu gol, aos 22 minutos, com Vegetti, em uma lambança de Ian Carlo e Bruno. Após uma bola mal recuada para Bruno, Veguetti apertou e Bruno chutou em cima dele. A bola foi rebatida e seguiu para o gol, abrindo o placar para o Vasco.
Ainda no primeiro tempo, João Paulo poderia ter sido expulso por 2º cartão amarelo, mas o juiz achou exagerada a cena do lateral Paulo Henrique e não expulsou o volante, para a sorte da Lusa. Mas o Vasco ampliou com Philippe Coutinho, em linda jogada pela direita lusitana, em um chute cruzado sem chances para Bruno.
O Vasco então desacelerou, já esperando o intervalo, e Joãozinho, em um lindo chute de fora da área, diminuiu para a Portuguesa.
2º Tempo do Jogo
O Vasco voltou com a missão de cadenciar o jogo e assim seguiu. A Lusa pouco assustou e fez as modificações que geralmente faz, com exceção de Rafael Silva (ex-Vasco) que entrou no lugar de Lohan. Sacou também Kaike por Joazi, João Paulo por Willian, Anderson Rosa por Miguel Vinicius e Clayton por Ian Carlo. Clayton fez sua estreia no Carioca, uma vez que se lesionou durante a pré-temporada.
Após as mudanças, o Vasco seguiu com o domínio da partida e a Lusa pouco assustava. E com a zaga improvisada, já que com a saída de Clayton, o volante Wellington Cezar foi para a defesa, espaços surgiram e Paulo Henrique ampliou para 3×1 em bonita jogada na área esquerda lusitana. E já quase no fim, pelo mesmo lado esquerdo lusitano, Vegetti fechou a partida escorando cruzamento a meia altura com seu pé esquerdo, 4×1.

Classificação e Próximo Jogo
A Portuguesa-RJ agora está em 7º lugar no carioca com 6 pontos, zona de classificação da Taça Rio. O que chama atenção é o número de gols sofridos pela Lusa, 10 agora. É o time mais vazado do Carioca 2025, mais até que o lanterna Bangu, que tem apenas 1 ponto, com 9 gols vazados.
A Lusa agora enfrenta o Volta Redonda na quarta-feira, dia 29/01, no estádio Raulino de Oliveira em Volta Redonda.