A Lusa necessitava de uma vitória, contra o Sparta-TO, e que o Athletico-PR vencesse o Catanduva, jogo irá ocorrer hoje, às 15:30, para a Portuguesa avançar de fase.
O primeiro terço de jogo foi de domínio da equipe de Tocantins, com três chegadas perigosas ao gol da Portuguesa. E, até a parada técnica, só houve isso de emoção. Um começo de partida bastante aquém do esperado pela equipe Lusitana. Em um contra-ataque fulminante do Sparta, o atacante saiu cara a cara com o goleiro Juan, que fez uma linda defesa. Aos 40 minutos, Pedro Henrique, ponta esquerda, obstruiu o lateral da equipe adversário e recebeu o cartão amarelo. Em seguida, Hugo, capitão da Lusa, realizou uma grande jogada individual pela ponta direita, porém o camisa 10 erra o cruzamento. Grande chance desperdiçada. Aos 44 minutos, Lucas recebe um ótimo passe do Hugo. Saí sozinho na cara do gol e chuta rasteiro para abrir o placar do jogo. A Lusa termina a primeira etapa com 1×0 no placar.
A Portuguesa-RJ volta para o segundo tempo com uma postura completamente diferente, atacando bem mais o adversário. Com 7 minutos de jogo, o árbitro marca pênalti para a Lusa. Paulo Gustavo, com um forte chute rasteiro, amplia o placar para a equipe da Ilha do Governador. 2×0. Dutra, camisa 10 do Sparta, faz um bonito drible, chuta colocado e a bola passa raspando. Primeira chegada da equipe de Tocantins. Na metade do segundo tempo, Pedro Henrique, que fez uma excelente partida, dribla dois jogadores e chuta, a bola desvia e sai para escanteio. No lance seguinte, Pedro, novamente, costura dois, porém pegou mal na bola. Nos acréscimos, Wislly recebeu um ótimo cruzamento e empurrou para o fundo do gol. 3×0 para a Portuguesa. E assim terminou a partida. A equipe do Rio precisa de um tropeço do Catanduva para avançar de fase.