O seu canal de notícias sobre a Portuguesa-RJ, a nossa Lusa Carioca!

Benfica x Portuguesa: relembre o jogo histórico

Taça do amistoso entre Portuguesa-RJ x Benfica
Reprodução - Acervo Portuguesa-RJ

É fato que a Portuguesa-RJ gosta de ganhar jogos de times gigantes. Um dos exemplos é a vitória sobre o Real Madrid em 1969. Entretanto, após sete anos, houve outra tão importante quanto.

Em 13 de agosto de 1976, a Portuguesa-RJ aplicou 3 a 1 no Benfica. A partida foi realizada em São Januário. Além disso, o jogo tinha como finalidade reforçar os laços portugueses no Brasil. 

Time europeu em grande fase

Nessa época, os portugueses vinham de duas conquistas nacionais seguidas. Ainda assim, alguns anos antes haviam sido finalistas da Champions League. No entanto, não conquistaram o campeonato. Ou seja, era um adversário duro para a Lusa. 

equipe do Benfica campeão nacional
Reprodução - SL Benfica

A partida era um amistoso, porém servia como preparação física para o Benfica. Além disso, o período iniciava a temporada europeia, logo os encarnados foram com suas principais peças. O clube português contava com os seguintes atletas: Moinhos, José Henrique, Toni, Pietra e Nenê. Todos os cinco atuavam pelo selecionado português. De acordo com torcedores benfiquistas, Nenê é um dos maiores atletas do clube, marcando época no time. 

Vale lembrar que Eusébio já não fazia parte do plantel. 

 

Amistoso que virou taça

Taça do torneio disputado entre Portuguesa-RJ x Benfica
Reprodução - Nycolas Santana

A princípio, a partida disputada para valorizar as raízes portuguesas não iriam ter troféu. Todavia, os dirigentes da Portuguesa fizeram pressão para que o jogo fosse uma espécie de final. Assim nasce o torneio Octávio Pinto Guimarães. 

Em suma, o torneio só teria essa edição. No entanto, a taça continuou disputada anos depois. Exposto com muito orgulho na sede do clube, o título é muito comemorado.

 

Jogo quente

O Benfica saiu à frente no placar com o Moinhos. Achava-se que iria sair uma goleada. No entanto, aos 20 minutos, Carlinhos empatou.  

No segundo tempo, a Portuguesa dominou inteiramente a partida. Dinho e Alberdã sacramentaram a vitória do time brasileiro. 

Além disso, mesmo sendo amistoso, o jogo pegou fogo. Malta, jogador do Benfica, agrediu Alberdã e foi expulso. Eurico e Toni foram reclamar com o juiz e também foram expulsos de jogo. Ou seja, os portugueses entraram na partida para ganhar. Felizmente, a vitória ficou com o clube da Ilha. 

Prejuízo aos cofres

Porém, nem tudo foram foram glórias. Esperava-se que o público presente fosse suficiente para bancar as despesas do jogo, mas isso não ocorreu. A partida teve 2.607 pagantes. Com isso, a diretoria pagou 25 mil dólares para o custo do jogo. Além disso, bancou o custo da viagem e a estadia no hotel.

Compartilhe:

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *