Promessa para este ano de 2024, centenário da Portuguesa-RJ, a ampliação do estádio Luso-Brasileiro está visilvemente atrasada e já preocupa o Vasco da Gama. A reforma que iniciou no começo deste ano, deu uma parada após a fase de estaqueamento do terreno e segue sem previsão para término. O aniversário de 100 anos da Lusa será dia 17 de dezembro, daqui pouco mais de 2 meses, e não deve ter a ampliação do estádio pronta.
Quem mais está de olho e parece preocupado com esta situação é o Vasco da Gama. O clube já acertou que realizará uma grande reforma em São Januário: O plano é baseado no que foi apresentado pela WTorre, com uma capacidade para cerca de 48 mil torcedores. A tendência é que as obras se iniciem no fim do ano e terminem em 2027, ano do centenário da inauguração da casa cruz-maltina. Estima-se que o custo da obra girará em torno de R$ 500 milhões de reais.
Assim sendo, o Vasco demonstrou interesse em alugar o estádio Luso-Brasileiro enquanto reforma o estádio de São Januário. Entretanto em matéria publicada na site NetVasco, visto o atraso na reforma do Luso, o Vasco já pensa em alternativas como Cariacica no Espírito Santo, Mané Garrincha em Brasília e o Raulino de Oliveira em Volta Redonda.
Em contato com o presidente lusitano Marcelo Barros, a situação permanece indefinida. Marcelo informou que realmente há conversas com o Vasco, porém nada definido ainda. Também disse que o clube segue buscando maneiras de viabilizar a reforma de ampliação do estádio Luso-Brasileiro.