No próximo sábado (27), a Portuguesa-RJ fará sua estreia no Brasileirão diante do Ipatinga. O palco do jogo será o estádio Luso-brasileiro.
Com apoio da sua torcida, a Lusa pretende iniciar o torneio com uma vitória convincente, afinal a série D é o campeonato mais importante do ano. Por conta da estreia no Brasileirão, a Portuguesa-RJ atuou contra o Resende em um jogo-treino, para se preparar para a estreia. Mostrou-se necessário a realização do amistoso, pois o último jogo da equipe carioca foi no dia 16 de março.
Início da temporada da Lusa
A princípio, o início de temporada da Portuguesa-RJ não foi o esperado. A equipe da Ilha terminou o campeonato carioca em 7 lugar, com apenas 3 vitórias. Com isso, a Zebra teve a oportunidade de disputar a Taça Rio, porém a equipe não conseguiu chegar à final, sendo eliminada para o Boavista, em Saquarema. Por fim, a Lusa chegou à segunda fase da Copa do Brasil e perdeu, nos pênaltis, para o Cuiabá, time da elite do futebol nacional. Logo, o Brasileirão virou a única competição que restou, fazendo com que a equipe foque todas as suas forças no torneio.
Início da temporada do Ipatinga
O início de ano do Ipatinga também não foi do jeito que os torcedores esperavam. A equipe mineira terminou em 4 lugar na 1 fase do Campeonato mineiro, atrás de Itabirito, Tombense e Cruzeiro. Aliás, vale ressaltar o 6 a 1 que o Ipatinga sofreu do América-MG. Por conta do desempenho ruim no estadual de 2023, o Ipatinga não disputou a Copa do Brasil deste ano. Então, em razão disso, a Portuguesa é ampla favorita nesse duelo de estreia do Brasileirão.
Mudanças no elenco lusitano
Com o fim do estadual, a Portuguesa sofreu uma gama de mudanças em seu plantel. Entre as saídas está o Anderson Rosa, o qual foi o grande destaque da Portuguesa-RJ no ano. O meia foi o titular absoluto em quase todos os jogos. Além disso, Dida, Nenê Bonilha, Filemon e Pará saíram do time lusitano.
Porém, a Portuguesa foi às compras e trouxe alguns jogadores: Ricardo Sena, Gabriel Ayú, Dodô, Victor Pereira e Guilherme. E, entre todas as contratações, duas foram as mais importantes: Rafael Silva e Marcelo Toscano.
Rafael Silva é um experiente segundo atacante. O jogador possui uma grande mobilidade na área, podendo atuar como 9 de ofício e também cair pelos lados do campo. Assim, auxiliando bastante quem irá ser seu parceiro de ataque. Além disso, o atleta atuou em alguns grandes clubes. Sua passagem mais importante foi no Vasco, onde foi responsável direto em uma classificação histórica na Copa do Brasil.
Marcelo Toscano é um velho conhecido do torcedor lusitano. O experiente atacante retorna à Portuguesa, após uma breve passagem pelo futebol paraibano. Toscano é um camisa 9 clássico, com uma extrema facilidade em realizar o pivô e fazer gols. O atacante chega para disputar a vaga com Hernane Brocador.