Nesta terça-feira (12), Portuguesa-RJ e Cuiabá se enfrentaram pela segunda fase da Copa do Brasil 2024. O confronto foi realizado no Estádio Luso-Brasileiro, às 20h (horário de Brasília), no Estado do Rio de Janeiro.
Na fase inicial, observou-se um cenário de equilíbrio notável, com poucas oportunidades de criação para ambas as equipes. Os goleiros permaneceram relativamente inativos, enquanto as defesas demonstraram superioridade sobre os ataques. A posse de bola também foi disputada de maneira equilibrada, com o Dourado e o Rubro-Verde trocando passes no meio-campo, porém enfrentando desafios para avançar e superar as linhas defensivas adversárias. Na segunda etapa, o Auriverde foi quem pressionou o jogo, enquanto a Lusa jogava no contra-ataque. Em uma das principais oportunidades, quase no final do segundo-tempo, Patrick colocou uma bola para fora de peito, após cruzamento de Vinícus. Esta jogada, que pode ser classificada como “gol feito”, irritou demais os quase 4 mil espectadores no estádio Luso-Brasileiro e tornou o desejo inicial por empate antes do jogo começar em praticamente uma derrota de gosto amargo. Apesar da dificuldade na defesa, o Cuiabá acabou resistindo à pressão imposta pela Lusa.
Ao final do tempo normal, a Lusa não conseguiu superar a defesa do Cuiabá, resultando em um placar final de 0 a 0. A decisão da vaga na 3ª fase da Copa do Brasil foi então levada para os pênaltis.
Nas cobranças, o Dourado teve um desempenho perfeito, convertendo todas as cobranças. Por parte da Lusa, Anderson Rosa e Lucas Santos perderam o primeiro e quarta oportunidade respectivamente. O resultado final foi 4 a 2 a favor do time mato-grossense e a Lusa dando adeus a uma bolada em grana que ajudaria o clube na caminhada da Série D 2024.